Num sábado chuvoso de Janeiro/2019, visitámos o Faz Figura Portugal Wine & Food. O restaurante preparou-nos uma tarde de petiscos com harmonização de vinhos acompanhada pela belíssima vista do rio Tejo.

O restaurante sofreu algumas alterações na sua proposta e o novo conceito praticado valoriza não somente a gastronomia portuguesa, como também a riquíssima variedade de vinhos produzidos em Portugal. Justamente por isso, o cardápio de vinhos, que nos impressionou bastante, contém algumas opções desconhecidas para a grande maioria das pessoas, mas que impressionam assim que são colocadas à prova.

A nossa tarde de petiscos começou com o couvert, composto por uma seleção de pães servidos ainda quentes, acompanhado de um Alto do Jôa – escolhido por nós. Seguimos com umas amêijoas com chouriço harmonizadas com o vinho verde Quinta de Gomariz Avesso. Embora estivéssemos um pouco céticos, a verdade é que a combinação funciona e surpreende – o vinho proposto dá alguma acidez à combinação. Passamos para os secretos de porco, que foi acompanhado pelo vinho tinto Quinta do São Lourenço, proveniente da Bairrada.  Os secretos estavam muito macios e suculentos, provavelmente resultante de uma cozedura lenta. O vinho sugerido harmonizou muito bem a experiência. Experimentamos a fritada dos passarinhos com o vinho tinto Identidade AM, também da Bairrada – provavelmente o melhor dos tintos experimentados e que entra diretamente para a nossa lista de referências. Viajámos ao Alentejo com um torricado alentejano, um prato com bastante gordura, que foi harmonizado com o vinho branco José Piteira, que, com estrutura e acidez, fez com que o conjunto ficasse muito agradável e equilibrado. Finalizámos com uma mousse de chocolate com pimenta rosa e crumble de cacau, pulverizada com aguardente da Lourinhã, acompanhada de um Carcavelos 7 anos.

Durante a nossa experiência, fomos atendidos com muita simpatia e educação pelo staff. O sommelier da casa, o David Rosa, nos apresentou o cardápio de vinhos e explicou o novo conceito do restaurante. Tivemos ainda a oportunidade de conhecer a cozinha e vê-la funcionando a todo vapor durante o horário de serviço.

Faz Figura Portugal Wine & Food

Sobre o autor

Close