Fomos ao Il Mercato para celebrar o meu aniversário. O Il Mercato é uma cantina italiana localizada no Páteo Bagatela nas Amoreiras. É o terceiro restaurante do chef Tanka Sapkota em Lisboa. Além de restaurante, o Il Mercato também é uma mercearia composto por diversos produtos italianos, desde azeites trufados a queijos e enchidos.

O restaurante possui uma decoração descontraída e é, sem dúvidas, uma ótima opção para uma refeição casual. Os produtos servidos são frescos e as massas são feitas ao momento.

O nosso jantar começou com um couvert composto por uma mix de azeite e vinagre balsâmico e uma deliciosa focaccia, cuja massa era bastante fofa. Pedimos dois gins para acompanhar: o Gin Mare e o Hendricks.

Enchidos e Gin mare

Como não estávamos assim com tanta fome, pedimos para entrada apenas alguns enchidos: a mortadela trufada, o salame italiano e o presunto de parma. Todos de muita qualidade, fatiados bem fininhos.

Resolvemos experimentar dois pratos, mas pedimos para dividi-los pelos dois. O primeiro foi o ravioli di zucca com tartufo negro. Esse ravioli era recheado com abóbora assada e queijo atabafo de serpa. Acompanhava trufas fatiadas e um molho de queijo parmesão DOP. O que posso dizer sobre este prato é que ainda sonho com ele. Os raviolis estavam cozinhados na perfeição e o sabor era extraordinário. Assumo que fiquei um pouco reticente quando li no cardápio que tinha “abóbora assada”. Sabia que trufa e queijo combinavam bem, mas, como não sou cozinheira, não tinha certeza se a abóbora ficaria bem. A verdade é que a abóbora não só ficava bem como dava um toque muito especial ao prato. Só de escrever esse post já comecei a salivar rsrs

O segundo prato era um clássico: o sapaghetti carbonara alla romana com faceira de porco curado, gema, queijo parmesão e pecorino DOP. Um dos pratos mais conhecidos da Itália não poderia ficar fora do nosso jantar. Outro prato muito bem confeccionado. A massa era bem fininha e saborosa. A faceira dava um toque crocante e salgado muito interessante ao prato.

Na nossa opinião, o Il Mercato é um dos melhores restaurantes de Lisboa e nós voltaremos muitas e muitas vezes.

Il Mercato Italiano 
EndereçoR. Artilharia 1 51, 1250-096 Lisboa
Telefone: + 351 21 193 0941 
www.ilmercato.pt

Sobre o autor

Close