Em Portugal, o café é uma paixão nacional. Os portugueses costumam beber muito café e adoram marcar com amigos, familiares, namoradas para tomar o velho e bom cafézinho. Em consequência, as cidades são repletas de cafeterias e a grande maioria vive lotada, principalmente nos meses de frio.

Eu aprendi a beber café em Portugal. Mas, no início, me atrapalhava um pouco. Pedir um café em Portugal não é tão simples como parece. Esse post é um verdadeiro manual de sobrevivência para pedir um café pelas terras portuguesas.

Vamos as dicas:

  1. Xícara é chávena

Em Portugal, chama-se o recipiente doméstico próprio para servir bebidas quentes de chávena. Em outras palavras, a xícara é chamada de chávena. A expressão xícara caiu em desuso em Portugal, aparecendo apenas em alguns romances do Séc. XIX.

  1. Chávena Escaldada

O café pode ser feito utilizando a “chávena escaldada”, que nada mais é do que ser servido na xícara muito quente. Para que o café seja servido dessa forma, é preciso pedir. Se nada disser, o café será servido na xícara um pouco menos quente.

  1. Café expresso

Para pedir um café expresso (ou espresso como dizem os italianos) basta dizer “um café, por favor”. Normalmente, o café expresso é aquele que a xícara é enchida até a metade ou um pouquinho a mais que a metade.

Na região de Lisboa, também se costuma dizer “uma bica, por favor” para pedir o simples café expresso. O termo “bica” vem de Beba Isso Com Açúcar. Já no Porto pode-se pedir “um cimbalino, por favor”.

Em resumo, Bica em Lisboa, Cimbalino no Porto e café em todo lado.

  1. Café curto ou Italiana

O café curto, também chamado de italiana, é aquele café que vem só o fundinho da xícara. Neste caso, enche-se a xícara até menos que a metade. Esse café é pedido, normalmente, pelos apreciadores de cafés com sabor mais intenso, tendo em vista que ele é mais concentrado.

  1. Café cheio

Ao contrário do café curto ou italiana, o café cheio é aquele que enche a xícara de café por completo (ou quase isso). É, portanto, consumido por aqueles que gostam do café com um sabor menos forte.

  1. Café duplo

O café duplo é, como o nome evidencia, o dobro do café, mais precisamente é o café concentrado como o expresso servido numa xícara maior, a xícara de chá.

  1. Abatanado

Assim como o café duplo, o abatanado também é um café colocado na xícara de chá.

Ele é alvo de muitas discussões. Há quem diga que abatanado é o mesmo que café duplo. Outros dizem que abatanado é sinônimo de meia de leite. Essas duas primeiras opiniões sobre o conceito do café abatanado apenas li a respeito em sites e redes sociais.  Na minha experiência por terras portuguesas não presenciei (ainda) alguém utilizando a expressão abatanado dessas formas.

Há também quem diga que o abatanado “são duas bicas mais um bocadinho de água”. Por último, há quem diga que o abatanado contém a mesma quantidade de café do que o expresso, porém o dobro de água, o que o deixa com um sabor mais leve. Esse é o conceito mais encontrado por mim na prática.

Apesar desse mistério, o que mais se encontra quando o assunto é o abatanado é um café que por natureza é menos concentrado e que contém uma maior quantidade de água. Talvez seja o que mais se assemelha com o café servido no Brasil.

  1. Meia de Leite

A meia de leite é o café com leite servido na xícara de chá.

  1. Galão

O galão é o café com leite servido no copo. Em tese, o conteúdo é igual ao da meia de leite. Na prática, acho a meia de leite com um pouquinho menos leite do que o galão, tendo, portanto, um sabor de café levemente mais acentuado.

10.  Carioca ou escorrido

O carioca é um café mais fraco. Pode-se dizer que é o segundo café, ou seja, tira-se um café e, posteriormente, tira-se outro utilizando os mesmos grãos ou o mesmo pó que já foi usado no anterior.

Atenção: O carioca não se confunde com o carioca de limão. O carioca é café, o carioca de limão é o chá da casca do limão siciliano. Por acaso, também é uma ótima pedida para esquentar no friozinho.

11. Pingado

O café pingado é o café com um pouquinho de nada de leite frio.

12. Garoto ou Pingo

O garoto ou o pingo é o oposto do pingado. É uma xícara de café com bastante leite e um pouquinho de café. Em outras palavras, é o café curto ou italiana com leite.

  1. Café com cheirinho

O café com cheirinho é o café com um toque de bagaço, uma aguardente tipicamente portuguesa.

  1. Mazagran

O mazagran é um café com gelo e um toque de limão siciliano.

  1. Café bombom

O café bombom é o café com leite condensado.

  1. Descafeínado

O café descafeinado é o café sem cafeína.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close