A culinária portuguesa já atravessou fronteiras e, ao contrário do que muitos pensam, não se resume ao bacalhau. Na nossa última viagem ao Algarve aproveitamos para experimentar o famoso frango à Guia, prato muito apreciado em Portugal. Esse tesouro gastronômico é típico da região do Algarve, mais precisamente da freguesia da Guia em Albufeira.
O frango à Guia é menor do que o frango comum e tem um sabor único. Escolhemos o Restaurante O Teodósio, Rei dos Frangos. Aberto desde 1982, foi um dos pioneiros neste prato. O restaurante tem um espaço bastante amplo, sendo composto por duas salas: uma no rés de chão (térreo) e outra no 1 andar. Além disso, tem um parque de estacionamento privativo que comporta até, aproximadamente, 600 automóveis.

Visitamos o restaurante numa segunda-feira e, como dizem os portugueses, “estava bem composto”. Isso me surpreendeu. Afinal, era um dia normal de trabalho e o restaurante estava cheio. A nossa mesa ficava no térreo, próxima a uma janela. Optamos por não pedir entradas, tampouco couvert. Queríamos partir para a estrela do restaurante: o frango.


Como de praxe, pedimos a dose de frango acompanhada com batatas fritas e salada à montanheira. O frango dispensa comentários. Saboroso, crocante, uma verdadeira delícia (e olha que normalmente não escolho frango nos restaurantes rsrs). As batatas fritas eram bem sequinhas e estaladiças, como devem ser. A salada à montanheira é uma salada simples, a base de tomate em rodelas, cebolas, oréganos, sal e azeite.

Para finalizar, escolhemos uma sobremesa típica da região do Algarve: o Morgado de Amêndoa. Basicamente é uma tortinha de amêndoas com ovos-moles, fios de ovos e doce de gila. Estava simplesmente divina. Não sou uma amante do doce de ovos e similares, mas essa sobremesa estava deliciosa. Por fim, a média de preço para duas pessoas é de 30 (trinta) euros.

Restaurante O Teodósio – Rei dos Frangos
Rua Emigrante, 50, Guia, Albufeira
Aberto todos os dias das 12h às 15h e das 18h30 às 22h30
http://teodosioreidosfrangos.pt/pt

*Comece a organizar a sua viagem:

 



Booking.com

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close