Na nossa saga de visitas a restaurantes novos em Lisboa, um restaurante que nos surpreendeu foi o Erva. O restaurante está localizado fora do centro da cidade, no Corinthia Lisboa hotel, e possui com uma decoração descontraída, porém elegante, que lembra um bosque. O design contém uma mescla entre toques modernos com o tom mais natural vindo das plantas.

O conceito desse restaurante preza pela sustentabilidade. Por isso, busca-se apresentar pratos confeccionados com produtos portugueses com raízes biológicas. Começámos com couvert composto por uma variedade de pães (no caso, havia pão de trigo de barbela, pão de tomate e pão de sementes) e dois tipos de manteiga (uma manteiga de ovelha com sal fumado e uma manteiga com sabores cítricos).

Começamos com dois snacks. O primeiro era uma deliciosa tartelette salgada de lebre e maça Bravo de Esmolfe fermentado. O segundo snack, também muito saboraso, é chamado crista de galo e é composto por gemada com flor de sal trufado.

De entrada, experimentamos o dashi de polvo de polvo seco, ovo biológico escalfado, cogumelos, espargos brancos e bolacha de parmesão. O prato funcionava bem. Os espargos davam crocância ao prato, o ovo trazia cremosidade, a bolacha de parmesão incrementava o sabor e dava mais crocância ao prato.

Para os pratos principais, começamos com o pregado caramelizado, abóbora e nage de mexilhão. O peixe estava cozinhado na perfeição, o molho era bastante saboroso. A abóbora trazia doçura e suavidade ao prato.

Passamos para a pá de cordeiro de leite assada com puré de aligot. O cordeiro estava muito bem cozinhado, a carne era macia e soltava facilmente do osso. O aligot tinha uma boa textura. Um prato complexo e saboroso, que repetiremos mais vezes.

Finalizamos (ou achávamos que estávamos finalizando) com a sobremesa de castanha, chocolate, vinho do porto e baunilha. Uma sobremesa interessante e bem equilibrada, que ressalta a qualidade dos ingredientes.

O fim mesmo aconteceu com o pedido do café. Isso porque, o Erva traz um mini pastel de nata para acompanhar o café. Afinal, um restaurante que preza por produtos portugueses não poderia deixar de ter o velho e bom pastel de nata.

ERVA
Restaurante
Endereço: Av. Columbano Bordalo Pinheiro 105, Lisboa
E-mail: reservas@erva-restaurante.pt
Telefone: (+351) 217 236 313
Site: https://erva-restaurante.pt/
Horário de
funcionamento:
Quarta-feira a Domingo
12h30-15h30 | 19h00-01h00

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close