Adega Monte Branco: a surpresa da visita à cidade de Estremoz

Adega Monte Branco: a surpresa da visita à cidade de Estremoz

A Adega Monte Branco foi uma surpresa para nós. Conhecíamos (e adorávamos) os vinhos da Quinta do Mouro do Dr. Miguel Louro, mas não conhecíamos a adega do seu filho Luís. Aproveitamos para agradecer a Sara Caldeira pela indicação.

A Adega Monte Branco é um projeto recente, que começou em meados de 2006, e isso é percebido desde logo pelas instalações e pela estrutura da adega. Com uma localização privilegiada, tem uma das mais belas vistas da região de Estremoz. Nos vinhos produzidos na Adega Monte Branco é  bastante percetível a influência dos solos que têm na base xisto e calcário. Entre as castas trabalhadas nesta adega, destacam-se a Touriga Nacional e o Alicante Bouschet, que encontra na região de Estremoz um terroir especialmente propício ao seu desenvolvimento.

Na nossa visita, fomos recebidos pela Céu Ramalho, responsável pelo enoturismo da Adega, e pela Inês Capão, enóloga. Visitamos a estrutura interna de produção de vinhos e terminámos com uma prova muitíssimo especial na sala de provas. Experimentámos um pouco de tudo o que se produz  por aqui: começámos com um rosé, muito fresco e que foi apelidado pelas nossas anfitriãs de vinho de piscina, ideal para uma tarde quente de verão; depois seguiram-se os vinhos brancos, onde o destaque foi para o quase esgotado Alento Reserva Branco de 2016, que se apresenta como um blend de Arinto (70%) e Antão Vaz (30%), de sabor cítrico e fresco, com alguma mineralidade, resultante do xisto do solo em que as castas são produzidas.

Por fim, vieram os tintos, o Monte Branco tinto de 2012 apresentou-se como o topo de gama dos vinhos tintos produzidos na Adega, resulta de um blend de Alicante Bouschet (70%), em solos de xisto e de Aragonez (30%), proveniente de solos de calcário, cheio de aroma e com uma boa acidez, revela ainda a estrutura de quem estagiou por 12 meses em barricas novas de carvalho francês. na nossa opinião é um vinho gastronómico e pede um bom prato alentejano como o borrego ou umas bochechas de porto, típicas desta região, uma referência também para o Alento Reserva tinto 2014, resulta de um blend de várias castas produzidas pela Adega e estagia também 12 meses em barricas de carvalho francês, desta vez usadas, este último entrou diretamente para o nosso top de vinhos com muito boa relação qualidade/preço, ficando abaixo dos 15 euros.

A Adega tem diferentes programas de enoturismo, desde provas de vinho a almoços organizados na belíssima sala de provas ou na sala de barricas.

Não bastasse a envolvência da vista desafogada pelas vinhas e da qualidade do vinho apresentado, o atendimento simpático e atencioso foi completou o nosso encanto pela Adega do Monte Branco.

Gostou da nossa visita? Quer conhecer a Adega do Monte Branco? Entre em contato conosco e saiba como.

 

Adega do Monte Branco

Endereço: Monte Branco, Apartado 21, 7100-145 Estremoz

Telefone: +351 268 098 077

E-mail: info@adegamontebranco.com

 

Voltar ao Topo