Morar em Portugal: Documento de viagem, o que é isso afinal?

Morar em Portugal: Documento de viagem, o que é isso afinal?

Muitas vezes nos deparamos com a expressão “documento de viagem”. Quantas vezes nos perguntámos o que significa isso na prática?!

Pois bem, o documento de viagem é um documento válido e reconhecido que permite a entrada e saída do território português. Para nós, brasileiros, é o passaporte. Todavia, não basta ter o passaporte, tampouco ter um passaporte dentro da validade. É preciso que a validade deste passaporte seja superior em, pelo menos, 03 meses contados do final da duração prevista da viagem. Tenham em consideração que esta informação é válida para os turistas e não para aqueles que pretendem vir para Portugal com a intenção de se estabelecer. Para esses outros casos, será normalmente necessária a obtenção de um visto especifico.

Em alguns casos, quando houver acordo entre Portugal e outros Estados, é possível que os cidadãos destes Estados necessitem para entrada no território português apenas do bilhete de identidade ou documento equivalente. É o que acontece, por exemplo, com os cidadãos da União Europeia. Para estes, basta apresentar o bilhete de identidade (o que não os impede de apresentar o passaporte, caso desejem), sem qualquer visto de entrada ou formalidade equivalente.

 

Sobre os tipos de vistos, clique aqui.
Atenção: os familiares de cidadãos da União Europeia que não possuam a nacionalidade de um Estado Membro precisam apresentar o passaporte válido, nos termos anteriormente citados.

 

Para mais informações, contacte-nos por e-mail: geral@portugalcomgraca.com

Voltar ao Topo