Metrô Lisboa: entendendo os tipos de cartões

Metrô Lisboa: entendendo os tipos de cartões

O metropolitano é um meio de transporte muito utilizado, tanto pelos residentes da grande Lisboa, quanto pelos turistas que a visitam. Para utilizar este serviço, os interessados precisam adquirir um cartão e carregar com o bilhete da sua preferência. Os cartões disponíveis são eletrônicos, recarregáveis e funcionam mediante aproximação aos validadores.

São dois tipos de cartões:

 

  1. Cartão Viva Viagem:

 

O cartão Viva Viagem é um cartão individual, utilizado para a aquisição de títulos ocasionais, ou seja, bilhete individual (por trecho), bilhete 24h ou viagem zapping. É o ideal para aqueles que utilizam o metrô com pouca frequência. Este cartão pode ser adquirido e carregado, tanto nos postos de venda, quanto nas máquinas de venda automática. Essas máquinas possuem instruções em diferentes línguas, como inglês, espanhol e português, o que facilita a sua utilização por estrangeiros.

O cartão Viva Viagem tem um custo de 0,50€ (cinquenta cêntimos), validade de 1 (um) ano, contado da data de aquisição, e pode ser recarregado quantas vezes for preciso, desde que ainda esteja válido. Caso o prazo de validade termine, o cartão não poderá ser recarregado. Todavia, ainda poderá ser utilizado, caso tenha sido carregado antes do término da sua validade. Este cartão é transmissível e pode ser utilizado em outros tipos de transportes, como o trem ou o ônibus.

Ao adquirir uma viagem de metro tem direito, dentro de uma hora a utilizar outro meio de transporte, como o ônibus, caso necessite desse complemento para chegar ao seu destino.

Nossa dica:

Guarde sempre o seu comprovante de carregamento do cartão do metrô. Caso haja qualquer problema com o seu cartão, basta apresentar o comprovante ao segurança que estiver no momento na estação. Se o seu cartão, apesar de válido, deixar de funcionar, sem qualquer dano visível, a substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente. Entretanto, a substituição de um cartão com o prazo de validade expirado ou que apresente algum dano visível será suportada pelo cliente.

 

2. Cartão Lisboa Viva

 

 

Ao contrário do cartão Viva Viagem, o cartão Lisboa Viva é destinado essencialmente às pessoas que utilizam o metrô com frequência ou que utilizem passes combinados com outros operadores. É também um cartão eletrônico, que funciona por aproximação aos validadores.

Este cartão possui um chip e é emitido com o nome e a foto do passageiro. Este cartão não é transmissível e a fiscalização por parte da empresa é regular, com multas capazes de estragar qualquer viagem. Por isso, na dúvida compre um Viva Viagem e evite dissabores.

É possível a emissão do Lisboa Viva normal (que possui um prazo de até 10 dias úteis para ficar pronto) nas estações do Marquês de Pombal, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Rossio, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente e Aeroporto. Essa modalidade pode ser adquirida nos dias úteis entre as 7h45 e as 20h30 nas estações mencionadas ou através do site.

É possível, ainda, a emissão do Lisboa Viva urgente (prazo de 1 dia útil). Essa modalidade está disponível apenas nas estações do Marquês de Pombal e do Campo Grande, podendo ser requerido entre as 7h45 e as 19h45. A modalidade urgente tem um custo de 12 (doze) euros.

Quanto ao custo mensal, este varia conforme as zonas abrangidas. Mas sempre inclui metro, ônibus e trem. Em alguns casos, é possível incluir também a travessia de barco pelo Rio Tejo.

Voltar ao Topo