ONDE FICAR EM PORTUGAL: Quinta da Florência, turismo rural na região da Beira

ONDE FICAR EM PORTUGAL: Quinta da Florência, turismo rural na região da Beira

A convite da Quinta da Florência fomos visitar a região da Beira, no centro de Portugal. Com uma diversidade paisagística, essa região é cada vez mais comum nos roteiros turísticos.

• A Quinta

A Quinta da Florência exala tranquilidade. Envolta por colinas e por uma belíssima paisagem rural, a quinta é um ótimo lugar para esquecer os problemas e descansar em família. Visitar a Quinta é como viajar no tempo, uma vez que a casa principal, chamada de Casa Grande, tem mais de 400 anos de história. Como eles dizem, “é, simplesmente, esquecer o mundo e, ainda assim, permanecer no mundo”.
Não bastasse o charme e a envolvência do espaço, a equipe responsável pela Quinta da Florência recebe-nos como família. Há uma clara preocupação em proporcionar uma estadia agradável a todos os hóspedes. A todo momento, os administradores da Quinta, Roberto e Nucha, transformam-se nos mentores dessa jornada pelo mundo beirão, traçando trajetos, sugerindo roteiros, recomendando restaurantes, etc…. tudo isso de acordo com o estilo de cada hóspede, permitindo retirar o melhor da cultura e costumes regionais.
A Quinta tira partido da localização privilegiada, a pouco mais de 40 minutos do ponto mais alto da Serra da Estrela, e de Portugal, por sinal. Uma localização muito interessante para quem pretende conhecer o centro de Portugal, tendo em vista a proximidade a diversos pontos turísticos da região da Beira, como a histórica cidade de Seia, a Serra da Estrela, aldeias históricas, praias fluviais, monumentos pré-históricos, castelos. Junte a isso, a beleza dos campos e prados beirões pelo caminho.
Como uma apreciadora de vinhos, não podia esquecer: a quinta está localizada numa reserva ecológica da região vinícola do Dão, que começa a ganhar um destaque cada vez maior no panorama vitivinícola nacional.

• A região

Até ao século XIX, Portugal era dividido em regiões, entre as quais estava a Beira. Apesar de não ser hoje a divisão oficial, ainda é comum utilizar a expressão “Beira” para referir essa região. A região da Beira compreendia, basicamente, os distritos de Castelo Branco, Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro. É uma região com uma incrível diversidade natural, rica em história e com uma gastronomia fenomenal.

• A estrutura
Atualmente, a Quinta da Florência é estruturada da seguinte forma:

A) A sede

A sede é composta por um espaço panorâmico, com vista para os jardins e para a piscina, onde é servido o café da manhã; por um bar, que, na realidade, é um verdadeiro ambiente de descontração em forma de sala de estar, aqui temos à disposição alguns Snacks & Drinks, um espaço interativo com TV, com uma pequena biblioteca, com seleção de livros feita pelo Roberto, para leitura dos hospedes e também uma mesa de sinuca (snooker). É na sede que está localizada a recepção da quinta.

 

B) A Casa Grande

A Casa Grande é a casa principal da quinta. O seu edifício tem mais de 400 anos e revela aspectos tipicamente beirões, a exemplo das suas centenárias paredes em granito.
Os quartos são amplos e mobiliados com um toque vintage, que proporciona uma envolvência maior na cultura beirã. Além disso, possuem banheiro privativo, aquecimento central e WI-FI grátis (no mundo atual, esse é um detalhe muitíssimo importante rsrs).
Ainda compõe a Casa Grande: uma cozinha equipada, para aqueles hospedes que adoram aventurar-se na culinária; uma sala de jantar e uma sala de estar, com uma lareira para nos aquecer nos dias mais frios.
Ao lado da Casa Grande podemos encontrar um forno de pedra, projetado pelo Roberto. Neste forno são feitos alguns assados regionais, como o borrego ou o bacalhau, que por si só nos faziam querer voltar.

 

C) A Casa do Lago

A Casa do Lago fica mais afastada dos demais espaços da quinta, possuindo, portanto, uma maior privacidade. Diferentemente da Casa Grande, a Casa do Lago possui uma decoração mais moderna sem perder o toque regional. Antigamente, o seu espaço era utilizado para as cavalariças da quinta, tendo sido reformado e transformado num agradável cantinho recatado.
A Casa do Lago é composta por dois quartos com banheiros privativos, uma aconchegante sala de estar, que inclui um sofá-cama, uma cozinha, uma varanda e uma churrasqueira.

 

D) Área verde

 

A área verde da quinta é composta por um campo com paisagem rural e envolto por colinas, uma piscina para os dias de calor (ou para os corajosos durante os dias de frio) e um forno de pedra, para aqueles divertidos convívios em grupo ou em família. Além disso, a quinta possui algumas plantações, como umas pequeninas parreiras (vinhas).

 

Quinta da Florência
www.quintadaflorencia.com/
Endereço: Aldeia Formosa, 3405-392 Seixo da Beira, Oliveira do Hospital
Telefone: +351 238 644 998
Telemóvel/Celular: +351 912 894 410
E-mail: info@quintadaflorencia.com

Voltar ao Topo