O Porto é uma das cidades mais amadas pelos turistas que visitam Portugal. Já perdi a conta às vezes que fui lá. Dessa vez, fomos conhecer e vivenciar um Porto diferente. 

O Hotel

Com uma localização geográfica icônica, numa das regiões mais nobres da cidade – na Foz do Porto, e construído num palacete do século XIX, o Vila Foz Hotel & Spa se destaca pelo requinte, pela beleza da área envolvente e pela simpatia do seu staff.

Em termos de arquitetura, o projeto foi assinado por Miguel Cardoso, já a decoração interior ficou a cargo da design de interiores Nini Andrade Silva. A estética original do edifício palaciano foi mantida, como os azulejos hidráulicos e os emblemáticos tetos das áreas comuns, que nos transportam para outra época. Junto a isso, os pormenores decorativos inspiram elegância e dão ao ambiente um ar ainda mais luxuoso.

O hotel tem quatro tipos de quartos, sendo dois deles no palacete e os demais no edifício novo. Além disso, a estrutura do hotel conta com um spa, composto por uma piscina com água aquecida, banho turco, sauna, banheiros, academia e uma área de relaxamento ao ar livre e conta também com dois restaurantes: o restaurante Vila Flor e o restaurante Flor de Liz, ambos sob o comando do Chef Arnaldo Azevedo.

O Nosso quarto

Ficamos hospedado no quarto “Onice Sea View”, que está localizado no edifício novo do hotel e que tinha uma incrível vista mar. O nosso quarto continha uma decoração que mesclava o modernismo, o requinte e a história. O chão e as paredes de mármore davam um toque requintado e sóbrio ao ambiente. 

Da nossa varanda, apreciamos um belíssimo pôr-do-sol e contemplamos as ondas do mar. Foi difícil deixar esse momento para nos arrumarmos para o jantar. A nossa vontade era simplesmente praticar o ócio e ficar ali sentados assistindo a magnitude desse espetáculo da natureza.

A nosso ver, o quarto tinha pontos que não podemos deixar de destacar. Em primeiro lugar, chamamos atenção para o isolamento perfeito do quarto. Afinal, por ser um quarto de frente para o mar, seria expectável que se ouvisse algum ruído de ondas, que embora seja algo relaxante, poderia incomodar o descanso de alguns hóspedes. No entanto, não conseguíamos ouvir qualquer som vindo da rua quando fechávamos as janelas, o que é de parabenizar ao hotel.

Outros pontos que gostamos muito são a qualidade da cama e do chuveiro. Pode parecer estranho dar destaque a estes pontos, mas, por exemplo, a verdade é que é desagradável escolher um bom hotel e ter o dessabor de não dormir bem, porque o colchão não é confortável. Neste caso, adoramos o colchão, que nos assegurou mais conforto e boas noites de sono, e adoramos também o chuveiro. Afinal, nada como um bom banho para relaxar o corpo e a mente.

O Spa

Também o Spa tem um design luxuoso com detalhes dourados e piso e paredes em mármore. A combinação da beleza do ambiente com uma música relaxante e com uma água saborizada deixava o momento ainda mais agradável.

A academia tem um espaço razoável e um bom equipamento, tanto em termos de qualidade, quanto em termos de quantidade. Sem dúvidas, entrou para o nosso top3 de academia de hotéis. Em razão da pandemia atualmente vivida, o hotel apenas permitia o uso da academia por dois hóspedes de cada vez e exigia a desinfecção das mãos com álcool para uso dos aparelhos. 

Infelizmente, não foi possível experimentar o banho turco e a sauna, que estavam fechados por medidas de segurança e como forma de evitar a propagação da COVID-19. 

O Café da manhã

Pode não ser muito comum comentar sobre o café da manhã dos hotéis, mas quando este nos surpreende, não podemos deixar de dar o destaque merecido. O café da manhã do Vila Foz Hotel & Spa é servido no restaurante Vila Flor com acesso ao jardim. 

Em consequência das medidas de prevenção à  propagação do COVID-19, os funcionários usavam máscaras e os alimentos expostos estavam protegidos por um acrílico que os separava os hospedes.

Como estava um lindo dia de sol, optamos por uma mesa no jardim com vista mar. Escolhemos os alimentos e bebidas que queríamos, inclusive os pratos quentes feitos no momento, e tivemos o prazer de degustá-los ouvindo as ondas de fundo e sentindo alguns leves raios de sol. 

Vila Foz Hotel & Spa

Endereço: Av. de Montevideu 236, 4150-516 Porto 
Telefone: + 351 222449700
Website: https://www.vilafozhotel.pt/
E-mail: vilafoz@vilafozhotel.pt

Sobre o autor

Close